13 Dicas para Bordados com Contornos Desencaixados

Qual o propósito?

Vou te explicar de maneira clara e objetiva os cuidados que você deve ter na hora de preparar o bastidor para sua máquina computadorizada de bordados. Para que você evite os contornos desencaixados.

Qual o objetivo?

Eu vou te ajudar a aumentar a qualidade do seu bordado, e vamos te ajudar a evitar o tão temido “deslocamento dos contornos”.

Vamos aprender?

Eu te convido a assistir este vídeo até o final para você obter a dica bônus e eu vou ainda te dar um presentinho para que você fique ainda mais feliz com o mundo dos bordados.

Quem é você?

Eu sou Gickson de Oliveira, especialista em bordados computadorizados aqui da E-Bordados

Descobrindo a verdade

Na verdade não é o contorno que desencaixa. Sério Gickson? Mas, qual o motivo então?

O problema na verdade acontece no momento em que a máquina está bordando o preenchimento da matriz de bordado.

Durante a costura dos pontos, o material, seja ele qual for, malha, coton, brim, 100% algodão, malha pv, dentre outros, principalmente aqueles tem maior elasticidade, encolhem naturalmente.

Por que durante o bordado, há uma grande pressão sobre o material devido o laço feito entre a linha de bordar e a linha de bobina

E esse laço entre as linhas é responsável pelo ponto do bordado, todavia o efeito colateral dessa pressão resulta no famoso encolhimento do material.

A pressão das linhas e a fricção da agulha forçam o material para o centro do bastidor, fazendo assim com que o desenho seja encolhido enquanto a máquina realiza o bordado.

E quando chega a vez de fazer o contorno, vem o problema, eles ficam desencaixados, causando um aspecto doloroso à qualidade do bordado.

Estas dicas servem para eu?

Bom, se você tem ou pretende adquirir uma máquina de bordar computadorizada.

Seja, doméstica, semi industrial e até mesmo uma industrial, a reposta é SIM. Todas as dicas irão servir perfeitamente pra você.

Confira as 13 dicas:

  • Sempre que possível, utilize o menor bastidor possível, pois o bastidor precisa ser apenas o suficiente pra caber o desenho.
  • Sempre afrouxe o bastidor antes de prepara-lo e aperte-o após terminado, todavia você não deve exagerar para não esticar o material.
  • Você deve prender a entretela em todos os lados do bastidor.
  • Deixando o tecido o mais plano possível, no entando, sem esticar.
  • Deixe a entretela plana junto com o tecido, sem espaços ou dobras entre eles.
  • Você deve verificar o alinhamento no verso do bastidor e a entretela precisa estar plana e as duas partes do bastidor precisam estar alinhadas.
  • Você não deve fazer emenda na entretela.
  • Não aproveite pedaços menores que o tamanho do bastidor.
  • Nunca estique o material após ter preparado o bastidor.
  • Não use TNT para substituir a entretela.
  • Tenha sempre dentro do seu ateliê, uma certa variedade de entretelas, com espessuras e tipos de rasgos diferentes, isso se você costuma variar os materiais que você realiza os bordados.
  • Não utilize muitas vias de entretela, por que vai aumentar o atrito da agulha, podendo deixar seu bordado muito pesado.
  • Em caso de materiais mais sensíveis e também em materiais com muita elasticidade, não remova a entretela puxando-a do verso do bordado de qualquer maneira. Mesmo que ela seja de rasgo super fácil, prefira puxá-la com cuidado enquanto você trava o material e ao redor com a outra mão, senão você vai desconstruir a trama do material em volta do bordado e vai ficar tudo enrugado. con

Dica Bônus

Agora vem a dica, a regra para você saber qual a entretela é mais indicada para o seu bordado e para o seu material é o seguinte:

Se o material é muito fino, prefira usar entretelas mais finas, senão o bordado pode ficar muito pesado, fraldas por exemplo se você usar muitas camadas de entretelas ou usar entretelas muito grossas, o bordado pode ficar muito pesado.

Ah Gickson, aí o desenho vai desencaixar ainda mais, então prefira usar entretelas sem rasgo fácil, que são aquelas que você precisa de uma tesoura pra fazer o recorte, pois estas entretelas possuem um poder de travamento para o tecido maior que as de rasgo fácil.

Ou você pode usar ainda uma entretela que contenha cola no verso, permitindo que mesmo uma entretela fina dê o devido tratamento ao material a ser bordado.

E o meu brinde?

Bom, eu acredito que você tenha gostado muito desse vídeo, então, antes mesmo que eu te dê o seu presente, vou te pedir para você se inscrever em nosso canal.

https://www.youtube.com/ebordados

Acesse o link abaixo para você baixar sua matriz de bordado grátis.

https://conteudo.e-bordados.net/13-dicas-para-resolver-o-desencaixe-de-contorno-dos-seus-bordados/

Loja virtual E-Bordados

Podendo, faça uma visita em nossa loja virtual para você conhecer a maior loja virtual de matrizes de bordados do Brasil.

https://e-bordados.net/

Comentários

Comentários